Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Arqueologia é uma revista de acesso livre, revisada por pares, que se concentra principalmente na pesquisa arqueológica realizada nas Américas ou por pesquisadores de universidades das Américas. A revista não se concentra em nenhum período de tempo específico. A Arqueologia publica diversos tipos de artigos, incluindo artigos de pesquisa, relatórios curtos e artigos de síntese resumida, e artigos de categorias especiais, como editoriais, entrevistas e revisões de livros e eventos. A revista também publica questões especiais, composta por monografias ou manuais de instruções. Os autores interessados em escrever artigos de categoria especial ou editá-los devem entrar em contato com os editores para discutir isso antecipadamente. Você pode contatar o editor chefe antecipadamente (com um manuscrito ou resumo) caso tenha qualquer dúvida se o seu artigo trata de um assunto adequado para esta revista.

A Arqueologia é publicada online e é disponível a todos os públicos no espírito do livre acesso ao conhecimento. (Não existem taxas para fazer download dos artigos, e nem para submeter, revisar ou publicar os artigos). Como uma publicação eletrônica, nós encorajamos os autores a usufruir da ampla variedade de mídias disponíveis neste formato como complemento àqueles disponíveis na versão impressa tradicional. Para detalhes sobre o formato do manuscrito e do layout, por favor veja as instruções na página para autores. Manuscritos devem ser submetidos online através da página de submissão.

 

Políticas de Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos de pesquisa devem apresentar pesquisas originais sobre projetos completos ou descobertas significantes e devem apresentar conclusões claras. Os artigos de pesquisa devem conter os dados brutos, quer dentro dos artigos, quer como um arquivo suplementar anexo (referenciado no artigo).

Limite de palavras: 6000

Faça o download das instruções para autores.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

Os relatos devem apresentar descrições de projetos. Eles podem ser tanto relatos gerais quanto projetos completos, atualizações significantes para projetos em andamento, ou resultados adicionais de projetos reportados anteriormente. Eles não precisam, necessariamente, apresentar conclusões ou conclusões preliminares.

Limite de palavras: Variável de acordo com o contexto.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de sínteses e de bibliografia comentada

Estes artigos apresentam uma visão geral de um assunto ou subárea particular com uma conexão à arqueologia ou pré-história. Podem ser pesquisas em um país ou região em particular. Também podem ser revisões gerais históricas de um assunto (ex. perspectiva histórica de uma tecnologia pré-histórica, ou revisão histórica de uma teoria particular), ou pode ser sumários de conhecimento sobre o próprio material ou o método científico. Em geral, estes artigos devem incluir uma revisão histórica do assunto (ex. história das pesquisas arqueológicas na região) assim como uma revisão das pesquisas atuais que estão sendo realizadas sobre o assunto. Elas devem conter uma extensa bibliografia para que os leitores possam usar os artigos como ponto de partida para encontrar referências. O autor deve indicar referências recomendadas. Novos dados não são necessários para estes artigos.

Limite de palavras recomendadas: 4000.

Veja as descrições dos diferentes tipos de artigos resumidos na página de instrução.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Biografias

Biografias curtas de pessoas envolvidas com a arqueologia ou estudos pré-históricos. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de livros

Resenhas de livros devem fazer um apanhado geral do livro, assim como uma síntese dos capítulos. O autor deve apontar os destaques ou aspectos especiais deste livro. Nós encorajamos particularmente resenhas de livros que não estejam publicados em inglês, de modo a ajudar a disseminar a informação que leitores de outros países podem não ter conhecimento.

 

Os autores devem declarar se resenharam o mesmo livro para outro jornal, e, devem nos enviar uma cópia da outra resenha. Esta declaração deve ser feita antes de submeter a resenha do livro. A revista Arqueologia pode publicar uma resenha do livro que o revisor já analisou para outra revista se a nova resenha for significativamente diferente da anterior e caso seja um livro de importância para pesquisadores nas Américas ou a resenha original foi publicado de forma que limite a sua divulgação (literatura cinzenta, publicação pequena ou regional, publicação apenas impressa, em outra língua, autopublicada). Os editores da revista decidirão caso a caso. Se alguém pretende resenhar um livro para nós que já foi resenhado, é aconselhável nos informar sobre a situação antes de redigir a resenha.

Tamanho: Máximo de duas páginas (incluindo o título, a imagem da capa e o rodapé da primeira página). Resenhas dos volumes editados por autores individuais, podem ter até quatro páginas no total.

Faça o download do modelo de resenha de livro na página de instruções.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de eventos

Estes artigos fornecem uma síntese de um evento (ex: conferência, oficina, congresso, simpósio, etc). Os textos devem incluir opiniões e devem incluir algumas imagens.

Limite de palavras: 500

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Entrevistas podem ser realizadas com conhecidos ou outras pessoas importantes nos seus campos de estudos. Esta categoria de artigo é apresentada, principalmente, em formato de arquivo de áudio e de um breve comentário (limitado a 300 palavras) que não seja parte do áudio transcrito. Em complemento para contatar a comissão editorial para aprovação de envio de uma entrevista, perguntas da entrevista e pontos de discussão também devem ser apresentados aos editores para uma revisão anterior à entrevista de fato.

Tempo limite: 20 minutos.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cartas ao editor

Tratam-se de repostas ou comentários curtos de leitores relacionados a um artigo da revista Arqueologia, contribuições particularmente importantes para o assunto do artigo. Autores devem esclarecer qual artigo eles estão comentando e, se for o caso, eles devem citar o trecho o qual estão especificamente interessados. As cartas devem ser concisas e objetivas.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Monografias

Essas são grandes publicações que irão comprometer toda a publicação. Elas podem ser separadas em capítulos ou em outras secções relevantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Manuais de instrução

Essas são publicações longas em que os detalhes metodológicos podem ser usados ao pesquisar um tópico especificou ou conduzir um tipo especifico de pesquisa. Elas são destinadas a ser instrutivas, particularmente para novos pesquisadores (por exemplo, estudantes). Essas publicações irão comprometer toda a publicação e podem ser separadas em capítulos ou em outras secções relevantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os editores informarão o recebimento de todas as submissões. Artigos que não correspondem com a razão da revista, que não são originais o suficiente, que são seriamente falhos, ou possuem linguagem inglesa pobre podem ser rejeitadas nesta etapa.

Artigos adequados serão encaminhados para dois ou mais revisores, selecionados pela sua experiência na área do artigo submetido. Os revisores avaliarão os seguintes itens no artigo submetido:

  • Originalidade;
  • Abordagem teórica e metodológica;
  • Rigorosidade e engajamento crítico enquanto trabalho relevante;
  • Contribuição ao campo da arqueologia ou dos estudos pré-históricos.

Uma decisão sobre aceitação ou rejeição do artigo, junto com quaisquer recomendações e comentários dos revisores, será enviada para o autor pelos editores, que tomam a decisão final sobre aceitar ou rejeitar os artigos.

Artigos identificados em qualquer etapa da revisão com plágio (assim como artigos já aceitos ou publicados) serão rejeitados.

 

Periodicidade

A revista Arqueologia é publicada uma vez por ano, em Dezembro, quando os volumes estão concluídos. Artigos individuais são publicados ao longo do ano conforme são aceitos para publicação. Além disso, números de tópicos especiais podem ser publicados intermitentemente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista providencia acesso livre imediato ao seu conteúdo sobre o principio de tornar a pesquisa disponível gratuitamente para o publico a fim de apoiar uma maior troca de conhecimento global.

A política de acesso livre desta revista está de acordo com a política de financiamento de pesquisa da União Europeia