Guia para o estudo das industrias liticas da America do Sul

Annette Laming-Emperaire

Resumo


O "Guia para o estudo das indústrias líticas da América do Sul" é um dos resultados do "Seminário de Ensino e Pesquisa em Sítios Pré-cerâmicos", promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas e o Conselho de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, com a colaboração da CAPES.

O Seminário foi dirigido pela Profa. Dra. Annete Laming-Emperaire, Directeur de Recherches à l'École Pratique des Hautes Études, Paris. Participaram do Seminário o Pe. João Alfredo Rohr, S. J., do Museu do Homem do Sambaquí, Florianópolis; Margarida Davina Andreatta, do Museu Paranaense, de Curitiba; Prof. Pe. Pedro Ignacio Schmitz, S. J., da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Leopoldo e Instituto Anchietano de Pesquisas, São Leopoldo; Celso Perota, do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas; Anamaria Beck, do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Braz Francisco Raul Santiago Winkler Pepe, do Instituto de Arqueologia Brasileira da Guanabara; Marcos Albuquerque, do Instituto de Ciências do Homem da Universidade Federal de Pernambuco.

O Seminário realizou-se na Ilha das Rosas, na baía de Antonina, Paraná, de 10 de Agôsto a 20 de Setembro de 1966.

O Guia teve sua origem num pedido insistente da equipe à Profa. Dra. Annette Laming-Emperaire, para organizar um vocabulário apropriado à identificação e estudo da indústria lítica da América do Sul. Durante a elaboração do vocabulário e do estudo do material proveniente da escavação, verificou-se que existia uma necessidade igualmente urgente da elaboração de um sistema de análise da indústria lítica, surgindo assim a segunda parte do Guia, o "Código de análise da indústria lítica". O vocabulário e o código poderão dar aos arqueólogos sul-americanos, principalmente aos que se dedicam a sítios pre-cerâmicos, uma linguagem comum, na qual possam também comunicar com clareza e segurança os resultados de suas pesquisas.

O Guia foi elaborado com a colaboração de tôda a equipe, em francês pela Profa. Dra. Annette Laming-Emperaire, tendo sido traduzido ao português pelo Prof. Pe. Pedro Ignacio Schmitz, S.J., com a colaboração de Margarida Davina Andreatta; depois foi discutido e experimentado.

Numerosas modificações foram introduzidas no original do Guia, de Outubro 1966 a Maio 1967. Niéde Guidon, que prepara sua tese de doutorado de arqueologia em Paris, participou desta segunda redação.

A Diretora e a equipe do Seminário de Ensino e Pesquisas em Sítios Pré-cerâmicos registram aqui a sua gratidão ao Conselho de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, à CAPES, ao Prof. José Loureiro Fernandes, então Diretor do Departamento de Antropologia, ao Prof. Igor Chmyz e a todos os que colaboraram para que o seminário e o presente Guia se tornassem realidade.


Palavras-chave


industrias liticas; guia; vocabulário

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 0102-5364 (Print) 

Creative Commons Licence
 
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International General License (CC BY 4.0).
Polí­tica de Retirada