Guia para o estudo das industrias liticas da America do Sul
Keywords:
industrias liticas, guia, vocabulárioAbstract
O "Guia para o estudo das indústrias líticas da América do Sul" é um dos resultados do "Seminário de Ensino e Pesquisa em Sítios Pré-cerâmicos", promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas e o Conselho de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, com a colaboração da CAPES.
O Seminário foi dirigido pela Profa. Dra. Annete Laming-Emperaire, Directeur de Recherches à l'École Pratique des Hautes Études, Paris. Participaram do Seminário o Pe. João Alfredo Rohr, S. J., do Museu do Homem do Sambaquí, Florianópolis; Margarida Davina Andreatta, do Museu Paranaense, de Curitiba; Prof. Pe. Pedro Ignacio Schmitz, S. J., da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Leopoldo e Instituto Anchietano de Pesquisas, São Leopoldo; Celso Perota, do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas; Anamaria Beck, do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Braz Francisco Raul Santiago Winkler Pepe, do Instituto de Arqueologia Brasileira da Guanabara; Marcos Albuquerque, do Instituto de Ciências do Homem da Universidade Federal de Pernambuco.
O Seminário realizou-se na Ilha das Rosas, na baía de Antonina, Paraná, de 10 de Agôsto a 20 de Setembro de 1966.
O Guia teve sua origem num pedido insistente da equipe à Profa. Dra. Annette Laming-Emperaire, para organizar um vocabulário apropriado à identificação e estudo da indústria lítica da América do Sul. Durante a elaboração do vocabulário e do estudo do material proveniente da escavação, verificou-se que existia uma necessidade igualmente urgente da elaboração de um sistema de análise da indústria lítica, surgindo assim a segunda parte do Guia, o "Código de análise da indústria lítica". O vocabulário e o código poderão dar aos arqueólogos sul-americanos, principalmente aos que se dedicam a sítios pre-cerâmicos, uma linguagem comum, na qual possam também comunicar com clareza e segurança os resultados de suas pesquisas.
O Guia foi elaborado com a colaboração de tôda a equipe, em francês pela Profa. Dra. Annette Laming-Emperaire, tendo sido traduzido ao português pelo Prof. Pe. Pedro Ignacio Schmitz, S.J., com a colaboração de Margarida Davina Andreatta; depois foi discutido e experimentado.
Numerosas modificações foram introduzidas no original do Guia, de Outubro 1966 a Maio 1967. Niéde Guidon, que prepara sua tese de doutorado de arqueologia em Paris, participou desta segunda redação.
A Diretora e a equipe do Seminário de Ensino e Pesquisas em Sítios Pré-cerâmicos registram aqui a sua gratidão ao Conselho de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, à CAPES, ao Prof. José Loureiro Fernandes, então Diretor do Departamento de Antropologia, ao Prof. Igor Chmyz e a todos os que colaboraram para que o seminário e o presente Guia se tornassem realidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International General License (CC BY 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
More information on Creative Commons here: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).