Reconstrução virtual da antiga Igreja Matriz de Curitiba: Análise de dimensões e implantação
Palabras clave:
antiga Igreja Matriz de Curitiba, reconstrução virtual, fotogrametriaResumen
A reconstrução virtual de edificações total ou parcialmente destruídas tornou-se uma prática amplamente difundida devido a crescente capacidade dos recursos digitais. Cada projeto desta incipiente indústria apresenta desafios únicos, desde a fase inicial de pesquisa e coleta das informações até a representação final do modelo tridimensional, sintetizando em imagens e animações o produto da análise e interpretação de dados técnicos, históricos e arqueológicos. O presente artigo apresenta os resultados de uma dessas iniciativas, desenvolvida com o objetivo de determinar as prováveis dimensões originais da Antiga Igreja Matriz de Curitiba, estrutura demolida no século XIX. Os principais dados sobre as características arquitetônicas da igreja foram obtidos a partir da retificação digital de uma fotografia histórica, utilizando como referência as dimensões de um relógio remanescente da edificação. Suporte adicional para a obtenção de dados originou-se de pinturas, desenhos, mapas e analogia com elementos de igrejas contemporâneas, envolvendo pesquisa histórica, interpretação de imagens e reconstrução digital.
Publicado
Número
Sección
Licencia
a. Os autores detém direitos autorais e concedem ao jornal o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente sob a licença da Creative Commons 4.0 International General Licence (CC BY 4.0), que permite a outros compartilharem o trabalho com conhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Mais informação sobre a Creative Commons aqui: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
b. Os autores são aptos a incluir separadamente, arranjos contratuais adicionais para distribuição não-exclusiva da versão publicada do jornal do trabalho (ex: colocar o trabalho num repositório institucional ou publicar ele em um livro).
c. Autores tem permissão, e são encorajados, a postar seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou em seu website) antes e durante o processo de submissão, uma vez que isso pode levar a trocas produtivas, assim como citações antecipadas e em maior quantidade do trabalho publicado (Veja: O Efeito do Livre Acesso).