Eram as telhas feitas nas coxas das escravas?
Palabras clave:
Arte Popular, Telha Colonial, ImaginárioResumen
O uso de telhas cerâmicas do tipo capa e canal foi generalizado no Brasil desde os primeiros momentos da colonização. A simplicidade do processo de fabricação desse tipo de telhas - às vezes no próprio local das obras -, a ausência de padronização e as diferenças de qualidade entre os incontáveis fabricantes acabou gerando a expressão popular “telhas feitas nas coxas dos escravos”. A disseminação desta expressão por todo o território brasileiro é constantemente reforçada por matérias jornalísticas e mesmo por alguns historiadores que insistem em reproduzi-la.
Publicado
Número
Sección
Licencia
a. Os autores detém direitos autorais e concedem ao jornal o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente sob a licença da Creative Commons 4.0 International General Licence (CC BY 4.0), que permite a outros compartilharem o trabalho com conhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Mais informação sobre a Creative Commons aqui: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
b. Os autores são aptos a incluir separadamente, arranjos contratuais adicionais para distribuição não-exclusiva da versão publicada do jornal do trabalho (ex: colocar o trabalho num repositório institucional ou publicar ele em um livro).
c. Autores tem permissão, e são encorajados, a postar seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou em seu website) antes e durante o processo de submissão, uma vez que isso pode levar a trocas produtivas, assim como citações antecipadas e em maior quantidade do trabalho publicado (Veja: O Efeito do Livre Acesso).